Resenha - Moby Dick

segunda-feira, fevereiro 25, 2019


Moby Dick é um clássico estadunidense. Publicado em 1956, essa incrível obra foi escrita por Herman Melville, que nos leva para uma aventura no meio do mar.

Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Ano: 2012
Editora: Abril
Nº de páginas: 282
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Nesta história brilhante e imortal, Ahab, o capitão do navio baleeiro "Pequod", trava uma batalha obsessiva e sem trégua com essa baleia. Ela foi responsável pela perda de sua perna, consequentemente deve ser morta!


A história é narrada por Ismael, um caçador de aventuras marítmas. Quando descobre o Perquod, o navio baleeiro, fica extremamente impressionado com a história do capitão Ahab, que teve a perna comida por uma cachalote (uma baleia branca) batizada de Moby Dick. Ahab estava juntando uma tripulação para ajudá-lo em sua vingança de caçar Moby Dick e matá-lo.

A tripulação do Perquod era bastante variada: de cristão a canibais. Ahab é, sem dúvida, o personagem mais insano da história, movido exclusivamente por sua sede de vingança, não se importaria em sacrificar os outros para matar o animal que lhe tirou a perna.


Confome o desenrolar do enredo, a narração de Ismael abandona pontos de vista do personagem e passa a ser quase que onisciente. A narrativa inicial acaba se perdendo, embora os acontecimentos instigantes quase tenham me feito nem perceber esse detalhe. Obviamente, eu torci durante toda a história para que eles não conseguissem matar Moby Dick, mas o desfecho acaba sendo bem equilibrado e justo.

Algo interessante a se comentar sobre esse livro, é que a história se passa em um momento da história em que o mundo quase dizimou todas as baleias dos oceanos. Navios deixavam seus países e voltavam três ou cinco anos depois, carregados de litros de óleo de baleia e até toneladas de carne dos animais. Pagava-se um preço altíssimo pela exploração das baleias e, Perquod, em Moby Dick, também caça baleias durante a busca pela cachalote.

Herman Melville descreve com maestria todos os detalhes dos equipamentos do navio baleeiro, as características da caça às baleias, as técnicas para caçar baleias, o cheiro horrível da carne da baleia morta, o modo como os tubarões se aproximavam para comer a caça dos seres humanos e por aí vai... O autor é um grande conhecedor de tudo o que está registrado no livro, o que traz conhecimentos sólidos para o leitor.

Gostei bastante de Moby Dick, aprendi muito sobre a terrível caça às baleias, sobre os navios baleeiros e como a vingança é um prato que, querendo ou não, se come frio no final. Fiquei com medo de achar entediante, mas foi muito pelo contrário, a aventura te prende do início ao fim. A quantidade de capítulos pode assustar no começo, mas a verdade é que os capítulos são curtos e por isso são muitos. Acredito que o ponto fraco tenha sido a distância do narrador da história, principalmente porque ele era um personagem que viveu tudo aquilo, e mesmo assim, você não sente como se ele estivesse realmente envolvido.

Essa edução da Editora Abril é muito bonita e tem ilustrações incríveis. Além disso, ao final do livro, há informações sobre o autor, sobre a obra, sobre o contexto histórico e, inclusive, sobre a caça de baleias. É muito completo e torna a leitura cem vezes mais proveitosa!

E essa foi a resenha de Moby Dick, o grande clássico! E você, já ouviu falar de Moby Dick? Já leu? Gostaria de ler? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."