Resenha - A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água

sábado, janeiro 30, 2021

 A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água é uma novela de Jorge Amado, publicada pela primeira vez em 1959, em um jornal. Esse livro que dá para ler tranquilamente em um dia, conta a história de um homem que abandonou tudo para viver nos bares, mas que, logo no início do enredo, já aparece morto.

Título: A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água 
Autor: Jorge Amado
Ano: 1998
Nº de páginas: 108
Editora: Record (Lido no Kindle)
Avaliação: ★★★★
Sinopse: O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário exemplar da Mesa de Rendas Estadual da Bahia, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona do meretrício de Salvador. Agora se chama Quincas Berro Dágua.


Essa foi a leitura de quinta-feira do meu Projeto de Leitura - 7 Livros em 7 Dias e foi o segundo livro que li do clássico Jorge Amado. Meu primeiro contato foi com Capitães de Areia (clique aqui para ler a resenha).

A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água é uma novela que se passa na Bahia e conta a história de um personagem que acaba de morrer: Joaquim Soares da Cunha. Joaquim era um pai de família e trabalhava para a Mesa de Rendas Estadual da Bahia. Certo dia, ele surta e desiste dessa vida de compromissos, adotando a vida dos bares e das farras.

Passou a ser chamado de Quincas Berro Dágua, porque um dia foi beber uma cachaça que achou ser extremamente pura, mas quando bebeu, viu que era água e berrou que era água, conseguindo assim esse apelido. Por conta dessa vida nova, a família começa a excluí-lo, mas ao mesmo tempo ele faz amigos queridos de baderna, os bêbados e as prostitutas.

No início da novela, ficamos sabendo que Quincas Berro Dágua é encontrado morto e a família e todos os amigos de bar dele se encontram para o enterro, rendendo diálogos cômicos. Mais engraçado que qualquer diálogo da obra, é a surpresa que temos no final. Jorge Amado rompe qualquer expectativa do que o leitor tem do que podia acontecer até o final da história.

Recomendo muito a leitura para quem quer ler algo bom e engraçado em um dia, sem precisar se preocupar com peso de conteúdo e se distrair. 

E você, já leu algo de Jorge Amado? Gosta das obras do autor? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."