Desafio de 15 dias de escrita #3

quarta-feira, junho 03, 2020



Desafio 3 - Escreva algo referente a uma citação que goste.
Sara Muniz:

"Tudo o que é complexo é transitório" - Jostein Gaarder

Essa é uma das citações que eu mais gosto e até anotei bem grande em um post-it para colocar na minha parede. Em muitos momentos das nossas vidas, nos deparamos com obstáculos (se não todos os dias, certo?) e começamos a achar que é o fim do mundo. Eu sou assim. Sempre que algo novo surge, eu não consigo pensar nisso como uma coisa simples e fácil de vencer, eu acabo criando uma espécie de ansiedade e pânico desnecessária em cima de tudo o que surge para "atrapalhar" o caminho que eu estava seguindo antes. 

Nessa citação, eu consigo enxergar que tudo o que é complexo na vida, seja um obstáculo no trabalho, na família, na vida social ou na vida econômica, será sempre um momento que hora ou outra passará, pois tudo é transitório. Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra e sempre terão pedras, mas depois de passar por elas, você estará pronto para as próximas. Por isso aprendi que não devo me apegar aos meus cenários complexos e nem me preocupar tanto sobre eles, porque eles transitarão e outros surgirão.


Luis Kulik:

17. Os homens mais espirituais, pressupondo-se que sejam os mais corajosos, também experimentam as mais dolorosas tragédias; mas justamente por isso eles honram a vida, porque ela lhes opõe seu máximo antagonismo. (Friedrich Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos).

Eu nunca tinha marcado nenhum livro meu até ler esse. É o único livro que tem um adesivo marcando a página em que no topo esse aforismo pode ser encontrado. Esse trecho me ensinou algo que levo tanto para a vida, como para a ficção. É muito difícil quando algo dá errado, pois investimos muito de nós em coisas que de longe saem como esperamos. Como também acontecem coisas que estão longe de nosso controle, principalmente quando não temos a capacidade de compreender certas coisas, e tudo é visto através de lentes de inocência. Eu não procuro dizer que há maus que fazem parte da vida e devemos nos contentar com isso e ignorar, pois nem Nietzsche em nenhum livro dele disse algo de semelhante. A filosofia dele é de rebelião quando algo está errado. 

Já conheci diversas pessoas que passaram por coisas inimagináveis, e isso não as define, nem elas usam para se justificar de qualquer coisa. São pessoas tão gentis e caridosas, que parece que aquilo que aconteceu não faz parte delas. E não faz. Pois como descobri há pouco tempo, elas buscaram ajuda quando precisavam, e hoje estão tão bem. Elas me ensinaram que têm experiências de que passamos e não podemos tirar nada de positivo daquilo. 

Todas elas (que perguntei) me disseram que a vida tem seus bons e maus momentos, mas isso não quer dizer que outras pessoas não estão passando por coisas piores, ou melhores. Por isso elas sempre tentam são gentis e compreensivas, até porque em suas tragédias pessoais outras pessoas não foram gentis mesmo sabendo pelo que elas passavam.  




Participe do desafio você também!

Desafios:

1. Apenas diálogos

2. Escreva uma carta

3. Escreva algo referente a uma citação que goste

4. Seja uma pessoa totalmente diferente de você

5. Pegue o livro mais próximo de você, abra na página 27, leia o primeiro parágrafo e escreva algo 
baseado nisso

6. Escreva sobre uma experiência com alguma comida que goste ou odeie

7. Baseie-se em uma obra de arte. Use a história que ela apresenta como referência

8. Um lugar que você gostaria de visitar

9. Escreva um poema.

10. Reescreva um conto de fadas

11. Escreva uma crônica

12. Escreva um mini conto com temática futurística

13. Escreva um poema sobre algo histórico

14. Escreva uma história baseada em algum sonho que teve

15. Escreva sobre o significado que é escrever para você

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Que lindo é por aqui! Estou seguindo, se puder dê uma olhadinha no meu: almaantiga.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."